A Consumer Electrics Show (CES), que abre as portas de 5 a 8 de Janeiro de 2017, em Las Vegas, é uma das feiras electrónicas mais importantes do mundo. Mas nos últimos anos tem captado a atenção de muitos fabricantes automóveis, que escolhem este palco para apresentar as suas visões de futuro e de presente para os seus carros.
E a sensivelmente duas semanas de distância da próxima edição, são muitas as novidades que já foram anunciadas. E nós contamos-lhe tudo!
A fabricante germânica afirma que este sistema permite combinar três tecnologias que estão actualmente presentes nos modelos Série 5 e 7 da marca da Baviera: "head-up display", controlo por gestos e o ecrã táctil.
Esta imagem virtual é gerada através do "uso inteligente de reflexos" e estará visível para o condutor ao lado do volante, à altura da consola central. "Uma câmara segue os movimentos das mãos do condutor e detecta qual a posição dos seus dedos. Quando um dedo faz contacto com uma destas superfícies de controlo virtual, é emitido um pulso e a referida função é activada", explica a BMW.
O foco da Mercedes na CES será a nova estratégia a que a marca chama "CASE", de Connected, Autonomous, Shared & Service e Electric Drive.
"A nossa estratégia CASE vai ajudar-nos a moldar o futuro da mobilidade", afirmou Ola Kallenius, da Membro do Conselho de Administração da Daimler. "O objectivo é fazer do carro uma plataforma para futuros conceitos de mobilidade e um espaço que ofereça uma experiência digital. O automóvel dp futuro deve ser ligado em rede, autónomo, sem emissões e deve oferecer a possibilidade de mobilidade partilhada", concluiu.
Grupo FCA. O Grupo Fiat Chrysler Automobiles escolheu revelar o seu próximo modelo na CES, deixando para trás o Salão Automóvel de Detroit, o que revela muito de como a indústria automóvel está a encarar esta feira electrónica. Trata-se de uma versão totalmente eléctrica baseada na Chrysler Pacifica, ainda que os rumores apontem para que se trate de um modelo destinado exclusivamente ao mercado norte-americano.
É também conhecido que o Grupo FCA está a trabalhar no desenvolvimento de um programa de condução autónoma, que também poderá ser revelado nesta edição do CES.
Este motor emocional do Honda NeuV vai permitir que o carro interaja com os passageiros e proporcione uma melhor experiência de viagem.
Mas o mais curioso é que a Honda nem se refere ao NeuV como sendo um carro. A marca japonesa prefere o rótulo de "solução de mobilidade". Ainda assim, teremos que aguardar pelo anúncio público deste NeuV para perceber se ele também nos vai conseguir despertar emoções.
Trata-se de uma versão eléctrica do famoso modelo Minibus, ou pão-de-forma, como acabou por ficar conhecido.
Mas porque a visão da VW para o futuro não passa apenas pelos veículos, espera-se que a apresentação da Volkswagen no CES aborde a forma como a VW olha para o futuro da mobilidade, mostrando a sua visão para os automóveis autónomos e para as opções de conectividade do futuro.
Os seus grandes trunfos são um volante multifunções (que pode transformar-se em mesa de trabalho ou emteclado), um pára-brisas com tecnologia de realidade aumentada e um espaço verde junto ao tablier, que transforma este Oasis numa espécie de estufa sobre todas.
Se estiver com vontade de conduzir, o Oasis deixa que assuma essa missão. Mas se por outro lado tiver trabalho para adiantar ou quiser descontrair, saiba que ele terá problema nenhum em "transformar-se" numa "máquina" autónoma.
São muitas as propostas que os fabricantes automóveis vão mostrar no CES. Quer sejam automóveis ou simplesmente propostas no campo da tecnologia, a visão da indústria automóvel para o futuro mudou muito nos últimos anos. E hoje em dia, é impossível imaginar um futuro sem carros conectados, sem tecnologia de condução autónoma e sem mobilidade eléctrica. Resta saber a que distância (em anos) estamos dessa realidade…